quarta-feira, 20 de abril de 2011

Núcleo Diretivo do Território Sertão do São Francisco discute Plano Plurianual Participativo em Juazeiro


Por Lene Radina/Seadruma

Técnicos do núcleo de projetos e do núcleo de Fomento da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) participaram na manhã desta segunda-feira (18), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Juazeiro, de reunião promovida pelo Núcleo Diretivo do Território Sertão do São Francisco para tratar do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012 – 2015.

O encontro é o resultado do processo de elaboração do PPA promovido pelo Governo da Bahia, onde consultas públicas estão sendo realizadas nos 26 Territórios de Identidade para permitir que a sociedade debata as prioridades territoriais, construindo propostas com base nas diretrizes do estado e do território.

“O núcleo diretivo do Território Sertão do São Francisco promoveu reuniões que resultou na formação de uma metodologia que distribui as necessidades da região a partir de três eixos - a gestão democrática do estado; desenvolvimento sustentável e infraestrutura para o desenvolvimento; e a inclusão social e afirmação de direitos. A partir desses eixos é que iremos avaliar as propostas mais importantes que deverão ser incluídas no Plano”, explicou Dário Nunes dos Santos, articulador estadual, conselheiro do PPA.

As consultas foram iniciadas no dia 4 de abril e serão finalizadas no dia 5 de maio, sob a coordenação das secretarias de Planejamento (Seplan) e de Relações Institucionais (Serin) do Estado. Ainda de acordo com Dário, as propostas estão baseadas em núcleos temáticos que englobam setores da saúde, educação, infraestrutura, dentre outros. “No território Sertão do São Francisco acredito que Juazeiro tem uma responsabilidade maior, pois é um ponto de referência para os outros municípios. As propostas que estamos discutindo serão devidamente avaliadas e apenas as prioritárias deverão ser apresentadas na plenária prevista a acontecer no dia 28 de abril” destacou.

É importante destacar, que o Plano Plurianual estabelece para o governo as prioridades e orienta como empregar os recursos públicos da melhor forma tendo em vista as metas do Plano de Desenvolvimento Bahia 2023. O plano define, a longo prazo, o planejamento construído com a fundamentação na análise de tendências com os quais o governo irá declarar os desafios a serem enfrentados.

“O PPA nos dá a base para os orçamentos anuais, e o conjunto desses encontros deve espelhar um horizonte de crescimento. Foram criados conselhos de acompanhamento, além de movimentos organizados nas regiões para elaborar políticas públicas a partir dos anseios populares”, explicou Dário.

Também participaram do encontro, representantes do Ingá; Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT); UNEB; EBDA; IRPAA; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associações Comunitárias; Colônia de Pescadores; Conselho de Defesa da Mulher (CIAM); 15ª DIRES; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário