terça-feira, 26 de abril de 2011

Produtos da Agricultura Familiar serão comercializados na feira livre de Uauá

Texto e Foto: IRPAA

Produtos da Agricultura Familiar serão comercializados na feira livre de Uauá
A cadeia produtiva agrícola de sequeiro da região de Canudos, Uauá e Curaçá foi tema do seminário realizado no último dia 19, o qual reuniu em Uauá representantes do Irpaa, Coopercuc, EBDA, Instituto Íntegro, produtores/as de hortaliças e frutas, beneficiadores e comerciantes da feira livre do município sede do seminário.

O encontro discutiu a organização da comercialização das/dos agricultores e agricultoras familiares na feira livre a partir da utilização de 15 barracas adquiridas através da Base de Serviço de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar no Território Sertão do São Francisco.

A partir desta ação, frutas, hortaliças, legumes, todos produzidos sem uso de agrotóxicos, serão comercializados na feira da cidade, proporcionando desta forma maior visibilidade da produção e eficiência na comercialização, fortalecendo a agricultura familiar na região.

Um dos encaminhamentos do evento foi a criação de uma comissão que irá coordenar o processo de implantação das barracas, as quais irão formar a “Vila da Agricultura Familiar”, experiência pioneira em Uauá que posteriormente será estendida para outros municípios do território. A comissão, formada pela Coopercuc, Irpaa, EBDA e por representantes dos/as produtores/as e barraqueiros/as que já atuam na feira, irá se reunir com a prefeitura de Uauá para negociar aquisição e organização do espaço físico a ser utilizado na feira que acontece todas as segundas na cidade; buscar a redução do imposto que é cobrado dos feirantes; elaborar projetos para confecção de uniformes e lixeiras para uso no espaço; além de articular a aquisição de mais barracas para aumentar o numero de agricultores e comerciantes dos produtos agroecológicos.

Para o Irpaa, esta iniciativa, que tem o apoio da Superintendência da Agricultura Familiar – SUAF/SEAGRI, é uma nova possibilidade de escoamento da produção, por isso fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário